top of page

REGULAMENTO DA REDE DE TEATRO VELHO CHICO

(O regulamento formalizava oficialmente as ações da Rede e compromete os grupos com suas ações)

 

A REDE de Teatro do Velho Chico, vem através dos representantes de grupos de teatro, que estão organizados nos territórios de identidade Sertão Produtivo, Bacia do Paramirim, Velho Chico, Bacia do Rio Grande e Bacia do Rio Corrente, no Oeste e Sudoeste da Bahia, informar a todos sobre as decisões tomadas durante a III Mostra de Teatro do Velho Chico, que foi realizada no mês de março de 2017, na Casa Anísio Teixeira em Caetité.

 

I – DA ORIGEM PROCESSO HISTÓRICO ATÉ O MOMENTO

 

A REDE surge no mês de agosto de 2014, durante a VI Conferência Territorial de Cultura do Território Velho Chico. E assim nasce o sentimento que se tornou ação, REDE de Teatro do Velho Chico, reivindicado pelos a artistas das artes cênicas, produtores, fazedores de artes e ribeirinhos do Velho Chico, preocupados com a situação do teatro no interior da Bahia e com toda sorte de dificuldades e incertezas, arregaçaram as mangas e criaram primeiramente um movimento e durante o seu processo se torna rede. No início eram apenas 08 municípios diretamente envolvidos com grupos de teatro de outros territórios (Velho Chico, Bacia do Rio Grande e Irecê) envolvido no processo de difusão, formação e intercâmbio. E a parti dali já foram criados E-mails e Blogs, páginas nas redes sociais Facebook, Instagran e Whats App, com objetivo de compartilhar informações e formações de atividades que integram e facilitam o intercambio das ações entre os grupos de teatro pela região.

1º Encontro de Teatro do Território Velho Chico foi o primeiro resultado da inquietação dos agentes do teatro presentes na IV Conferencia Territorial. O ponta pé inicial foi articular e realizar o encontro de Teatro dentro do Território, momento histórico para o teatro na região. Esse evento contou com a participação de representantes das cidades de Ibotirama, Oliveira dos Brejinhos, Brotas de Macaúbas, Morpará, Serra do Ramalho, Carinhanha, Riacho de Santana, Muquem de São Francisco, Paratinga, Brotas de Macaúbas, Xique-Xique e Barreiras.

Durante esses quatro anos de REDE de Teatro do Velho Chico, as ações foi se expandido e o braço no abraço da rede outros territórios e grupos contemplando atualmente cinco territórios, 20 grupos de teatro e muitas cidades da região Oeste e Sudoeste da Bahia.

II – OBEJETIVOS DA REDE

O objetivo principal da REDE de Teatro do Velho Chico com a realização do projeto “Mostra de Teatro”, vai além do processo de difusão e formação do teatro no interior da Bahia. Ela efetiva a construção coletiva de momentos de debates e discussões do próprio conceito de REDE e de como funcionam os grupos nesta estrutura e formato de coletivo de teatro.

OBJETIVO ESPECÍFICOS

O objetivo da REDE de Teatro do Velho Chico é a difusão e o fortalecimento do Teatro no interior, através de ações de capacitação de agentes teatrais que atuam em grupos, possibilitando debates, discussões, intercâmbios e a circulação dos espetáculos entre os grupos dos Territórios envolvidos e, assim, culminando com o Projeto ” Mostra de Teatro”.

III – CONCEPÇÃO DE REDE

CONCEITO I

A REDE de Teatro do Velho Chico entre 2014 e 2015, era uma rede centralizada, porque foram realizadas atividades apenas na cidade de Ibotirama: I Encontro de Teatro Amador - 2014, I Mostra e o I Simpósio de Criação em Circo e Teatro - 2015 idealizadas pela Cia de Teatro Mistura sob coordenação de Gilberto Morais.

CONCEITO II

A Rede de Teatro do Velho Chico em 2016 começou a ser uma rede descentralizada, porque realizou a II Mostra de Teatro no município de Bom Jesus da Lapa. A produção local foi feita pelo Grupo Retórica Desnuda da UNEB e pela Cia de Teatro Mistura, coordenada por Gilberto Morais, Cynara Santo Sé e João Pereira.

CONCEITO III

A Rede de Teatro do Velho Chico em 2017 começou a tomar um formato de rede distribuída, a partir do entendimento disso, oriundo das diversas conversas formais e informais entre os grupos e também através da participação na atividade formativa: “Oficina Rede Colaborativa: Um Olhar Necessário” ministrada pela pós-graduada em gestão cultural, Vania Nogueira durante a III Mostra de Teatro em Caetité, os grupos abaixo descritos, realizaram e coordenaram entre abril e julho de 2017, 08 atividades de formação continuadas,  assumindo o papel de SER REDE e representá-la como rede distribuída.

Para dar continuidade a esse formato de REDE DISTRIBUÍDA, ficou decido entre os grupos de teatro presente na III Mostra na cidade de Caetité, que para qualquer grupo de teatro participar dessa REDE de Teatro do Velho Chico, precisa contribuir de forma direta e indiretamente com outros grupos que fazem parte da rede. Assim precisam perseguir as seguintes posturas e exigências:

IV - CRITERIOS DE ADESÃO À REDE

1 – Ser grupo de teatro que tenha o objetivo de fortalecer as relações formativas e de difusão da linguagem do teatro a nível local e territorial; (DECLARAÇÃO ASSINADA POR TODOS OS COMPONENTES DO GRUPO ASSUMINDO ESSE COMPROMISSO)

2 – Ter participado presencialmente de atividades e projetos da REDE de Teatro do Velho Chico a partir de 2014;

 

3 – Propor anualmente, no mínimo, TRÊS atividades formativas (oficinas, workshops, seminários e colóquios) que envolva o intercâmbio de outros grupos da REDE para a cidade do grupo articulador;

 

4 – Propor anualmente, no mínimo, TRÊS atividades de difusão (apresentações de espetáculos) de outros grupos da REDE para a cidade do grupo articulador;

 

5 – Realizar anualmente, no mínimo, 06 apresentações de espetáculos do seu grupo no município de origem;

 

6 – Apresentar por meio de relatório simplificado, ao final de cada ano e sempre que necessário, o que o grupo produziu nas atividades da REDE.

 

7 – Realizar uma vez por ano um fórum para falar sobre as dificuldade e conquistas de ser um grupo de teatro no interior da Bahia e de ser REDE.

 

8 – Os grupos componentes devem levar o nome da REDE para toda e qualquer atividade que estiver envolvido, a fim de expandir o seu reconhecimento perante outros territórios e pessoas.

 

9 – Ficha de adesão à Rede (a qual contemplaria dados do grupo e o seu consciente comprometimento de ações em Rede)

V DÚVIDAS SOBRE O PAPEL DE SER REDE

Participar dos meios de comunicação e redes sociais FaceBook, Instagran, Blogs, Sites, WhatsApp da Rede de Teatro do Velho Chico, torna o indivíduo ou grupo participante da REDE?

  • Não!

Paga alguma taxa para participar da REDE de Teatro do Velho Chico?

  • Não!

 

Quais os benefícios de participar desta REDE de teatro?

  • O grupo passa a receber atividades formativas e de intercâmbio teatral propostas por outros grupos da REDE;

  • Participação nos projetos desenvolvidos pela REDE (mostras de teatro, fóruns, oficinas, workshops) se caso esteja em processo de contribuição;

  • Certificação para as atividades propostas e nas quais participar;

  • Apoio no serviços de criação em artes gráficas relacionadas as atividades realizadas em REDE;

  • Ter acesso às informações de Editais, Festivais etc...

bottom of page