A I Mostra de Teatro do Território Velho Chico foi realizada na cidade Ibotirama Bahia. No auditório do Colégio Cetep, Na programação da mostra foram apresentados quatro espetaculos; Palhaços Tontos no Auto do Bonde do Grupo Arte em Movimento da cidade São Gabriel, Você Pinta como Eu Pinto? do Grupo Amadores da Arte de Serra do Ramalho, No Miradouro, Os Mistérios de uma Serpente da Cia Ribeira Arte de Xique xique, e As Lendas do Velho Chico da Cia de Teatro Mistura de Ibotirama, duas oficinas com 16 horas aulas com Arte Educador Dominique Faislon e Tally Gaia, e também foi realizado uma palestra com Fernando Marinho Presidente do Sated Bahia.
A Mostra de Teatro envolveu mais de 50 componentes de grupos de teatro da região Oeste da Bahia. A iniciativa promoveu atividades de formação e difusão.
Este projeto foi apoiado através da 2ª Chamada do edital Calendário das Artes 2014, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), e entidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA)”. Tem também Apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Ibotirama e muito empenho dos componentes da Cia de Teatro Mistura que se dedicam a esta REDE buscando através dos editais públicos e do poder público municipal e empresas privadas recursos para produzir o Seminário e A Mostra de Teatro que é uma atividade anual da REDE.
Fernando Marinho é músico, ator, diretor, artista visual e diretor de produção, atuando no Brasil e no exterior desde a década de 70 com desempenho nestas funções em dezenas de espetáculos de teatro, dança, circo, música, artes visuais, e diversos outros eventos na área cultural, foi um dos fundadores da Companhia Baiana de Patifaria, gestor público por mais de oito anos, é o curador do Festival de Música Instrumental da Bahia, Coordenador Geral da Associação Instrumental da Bahia, e atualmente exerce o seu terceiro mandato como Presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado da Bahia – SATED Bahia.
Tally Gaia é Pós-graduanda em Metodologia do Ensino de Artes pela Uninter; Licenciada em Geografia pela Uneb VI; Atriz, palhaça, figurinista, maquiadora e membro fundadorados Dobradores de Arte – A Trupe. Coordenou 412 horas do Curso de Capacitação de Agentes Culturais na Área Teatral Ano I e II. Atualmente coordena o Conservatório de Música Anísio Teixeira (Projeto realizado pela Casa Anísio Teixeira e Renova Energia). Dirigiu o espetáculo "O Bem Amado", produto do Curso de Capacitação em Teatro.
Ministrou oficinas de teatro no Projeto Pedrinha de Ferro e nos projetos realizados pela trupe, como Meu pé no Teatro (Edições em Igaporã e Caetité) e projetos por solicitação de escolas e/ou associações. Atuou nos espetáculos: Pendengó (2007), Camillo de Jesus Lima: do Cordel ao Soneto (2008), A Cicatriz (2010/2011), As Valen as do Amor (2012), O Bem Amado (2012/2013), A Princesa engasgada (2013/2014); História de uma Caixola e O Avarento (2014).
O CORPO QUE SE CRIA
VIVÊNCIA COM JOGOS TEATRAIS
Atuação na Área Artística,
Registro Prossional e Formação para as Artes
Dominique Faislon É graduado em teatro com habilitação e m Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia. É ator e arte-educador. Já atuou em vários espetáculos como Paixão de Cristo, Morte e Vida Severina e Tarzan os dois primeiros em Salvador e o último em Juazeiro- Ba. No campo da arte educação foi facilitador teatral na VII edição do projeto Ser-Tão Brasil no município de Boa Vista do Tupim- Ba, em 2011. Ministrou dois cursos para professoras no município de Ipiaú-Ba: Corpo, Uma Educação em Movimento, em 2011; e Escolarização X Educação: Os Desafios e as Esperanças da Contemporaneidade, em 2012. No mesmo ano ministrou uma oficina de preparação para atores no município de Xique- Xique- Ba, em 2012. Foi ministrante do curso de extensão Folia Teatral: Jogo e cenas coletivas a parti das brincadeiras observadas no reisado de Correntina-Ba e suas metáforas que ocorreu sua primeira edição em Salvador/ UFBA e a segunda em Correntina/ EFACOR, ambas em 2013. A Oficina Preparação de Atores: O corpo que se cria é a expressão corpórea o-vocal com base e dinâmicas corporais e musicalidade das manifestações a músicas tradicionais brasileira. Elementos "pré-expressivos" da interpretação, através de jogos dramático, jogos teatrais e jogos de improvisações. Exercícios que e estimule a consciência corporal, a para ir da Reorganização Postural Dinâmica - RPD; E estimulo para compreensão da autonomia criativa. Desenvolvimento de um trabalho para o enriquecimento das habilidades técnicas e expressivas.
PALESTRA
28 de Março de 2015
OFICINA
28 e 29 de Março de 2015
OFICINA
28 e 29 de Março de 2015
MOMENTOS DE FORMAÇÃO TEATRAL PARA OS COMPONENTES DOS GRUPOS DE TEATRO