top of page

Release do Grupo

IBOTIRAMA - BAHIA

A Companhia de Teatro Mistura tem sua gênese nas oficinas de teatro do Ponto de Cultura Tarrafa Cultural e no experiênciar da diversidade artística que o Ponto proporcionava: dança, música, canto, violão, percussão; dessa maneira, a arte-educação desenvolvida no Ponto de Cultura foi a Tarrafa que pescou os jovens que navegavam cheios de quimera. 

Parido dali, a Cia. começou um processo de pesquisa voltado para o processo de investigação da cultura ribeirinha das margem do Reio São Francisco, encontrando assim um jeito de fazer teatro a beira da cultura de beradeira. E o grupo foi participar de diversos outros projetos e, com isso , a "moçada" foi tomando gosto, gesto e corpo pela/na arte, hoje, lenvando arte ribeirinha transpõem a fronteira do Território Velho Chico. Navegaram pela capital baiana e em outras cidades, participaram de eventos como a  II edição do Festival de Teatro Amador da Bahia, II Temporada do Verão Cênico, Festival de Teatro da Caatinga, Festival de Cultura Popular de Lençóis, Teatro Sesc Barreiras, I, II e III Mostra de Teatro do Velho Chico, II Edição do Polo Teatral - Festival de Teatro Amador da Bahia que concorre ao prêmio Brasken de Teatro do Interior, sendo essas apenas algumas das tantas outras viagens que o Vapor Mistura fez sobre as águas da Bahia.

No processo de labor adquiriu-se identidade cênica com trabalhos voltados para literatura de cordel e a cultura popular. Trata-se de um grupo teatral, musical e performático que, em seus projetos buscam o mergulho nas identidades, na intersecção das linguagens artísticas, com o objetivo de levar arte, alegria e informação ao público. 


Nas montagens, a companhia prima por abordar temas que os atravessam, e que, análogo a isso,  permitam ao público uma reflexão sensível sobre a sua realidade através de estéticas cênicas que não se prendem em clichês, dramalhões ou tradições cênicas. As inquirições artísticas realizadas pelo grupo tem por objetivo a diluição das fronteiras existentes entre o teatro e as demais artes, trazendo para o seu universo dramático a pujança  das outras vivencias artísticas.

Motivados pelo livre  desejo de expressão, difusão  e formação, seus membros criaram a REDE de Teatro do Velho Chico, com o propósito de estimular o intercambio e impulsionar o teatro da região Oeste da Bahia.

bottom of page