A II Mostra de Teatro do Velho Chico foi realizada na cidade de Bom Jesus da Lapa nos dias 20 a 22 de maio de 2016. E teve grandes novidades, a primeira é que a MOSTRA foi realizada pela primeira vez em outra cidade do território velho chico,, com objetivo de descentralizar as atividades da REDE envolvendo outro grupo de teatro na coordenação do Grupo de Teatro da UNEB Retórica Desnuda (Diretora Cynara Santo-Sé), mas o coordenador da REDE Gilberto Morais ele que é diretor da Cia. de Teatro Mistura de Ibotirama. Segunda novidade é a utilização do projeto em dois espaços: Auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e nas salas da UNEB. Terceira novidade, foi incluído neste ano ano à categoria teatro de rua. Quarta novidade, homenagearemos com uma placa de reconhecimento, duas pessoas que Fizeram da vida o próprio teatro, a nível local e territorial.
Como o território Velho Chico possui 16 municípios, foi necessário criar dois núcleos teatrais, um em Ibotirama, cidade que já foi contemplada durante dois anos com os projetos da REDE. E o segundo núcleo na cidade de Bom Jesus da Lapa, onde foi decido em reuniões teatrais, uma Comissão Organizadora para realizar II Mostra de Teatro no núcleo de BJL.
Qual objetivo em 2016? Descentralizar as atividades da REDE, envolvendo outro município e grupo de forma direta na organização e produção do projeto que promove formação, difusão e trocas de experiência entre grupos de teatro.
Tem-se o conhecimento que a REDE surgiu de grupos de teatro que procuraram fortalecer outros grupos, com a necessidade de produzir e fomentar o teatro no território e no Oeste da Bahia. Difundimos a relação colaborativa e articulada para conquista parceiros de instituições de ensino público, municipal,