top of page

A Rede de Teatro do Território Velho Chico, utiliza-se deste expediente para divulgar, informar e solicitar a colaboração das autoridades competentes do Estado da Bahia e do Brasil que se interessam pelo desenvolvimento das artes cênicas, especialmente dos grupos de teatro que se encontram no Oeste da Bahia.

 

No Município de Ibotirama – BA, durante a VI Conferência Territorial de Cultura do Velho Chico (25/08/13), o diretor e ator Gilberto Morais da Cia. de Teatro Mistura, observou que mais de quinze representantes de grupos de teatro estavam presentes na conferência, mas não representavam a linguagem do teatro, que era área de atuação dos mesmos, desta forma nesta etapa de conferencia territorial desta região, os componentes dos grupos teatro não conseguiram eleger nenhum dos representante da sociedade civil pelo teatro como titulares ou suplentes, para ir para cidade de Salvador participar da VI Conferencia Estadual de Cultura. Os componentes dos grupos de teatro estavam no evento representando outras linguagens artísticas, e quando perguntava qual área de atuação, respondiam; Faço Teatro, Sou Ator, Sou Diretor de Teatro.

 

Sobre esta percepção, no final da conferência, houve a primeira reunião e aconteceu ali, sobre um discurso fervoroso do ator e diretor Gilberto Morais que apresentou argumentos motivacionais sobre o processo de articulação que poderia haver entres grupos, atores, diretores e produtores do teatro destes territórios. Então nasce o sentimento que se tornou ação, criar uma REDE DE TEATRO com objetivo de fortalecer a identidade dos grupos de teatro do território velho chico, produzindo atividades, seminários, encontros e mostras de teatro. De primeira mão foi criado E-mails, páginas em redes sociais e blogs para compartilhar notícias, matérias, postagens sobre a produção local de cada grupo e servir também para divulgar editais, festivais ou ferramentas de fomento para os grupos de teatro. Além de fazer o mapeamento teatral.

 

No primeiro evento da Rede em janeiro de 2014 foi possível envolver 50 representantes de grupos de teatro das cidades de Ibotirama (Cia. de Teatro Mistura e G. Talentos do Amanhã e Júlio Delfino) Oliveira dos Brejinhos, Brotas de Macaúbas (G. Caiam-bola), Morpará (Cia. Laprego), Serra do Ramalho (Amadores da Arte), Carinhanha (Cia. Jasfa), Riacho de Santana (A Trupe ), Muquem de São Francisco (G. Chamas Vivas), Paratinga (Cia. Giral), Xique-Xique (Cia. Ribeira Arte) e Barreiras (Cia. Teatrando).

 

Atualmente A REDE já produziu dois Seminários e ajudou a FUNCEB articular o I Seminário de Circo e Teatro, uma Mostra. Durante estes momentos de formação a REDE pode compartilhar a presença do dramaturgo Romualdo Lisboa do Teatro Popular de Ilhéus, o ator e diretor Fernando Marinho presidente do Sated Bahia, Fábio Vidal, Fábio Dal Gallo, Lívia Mattos, Karina Faria, Kuka Matos, arte educador Dominique Faislon e Tally Gaia do Grupo Dobradores da Arte. A REDE possui o envolvimento direto de grupos de teatro de outros territórios Bacias Rio Paramirim – Tanque Novo (Cia. Faz Acontecer), Sertão Produtivo – Caetité (Dobradores da Arte), Velho Chico - Ibotirama (Cia. de Teatro Mistura, G. Talentos do Amanhã, G. Juarte e Júlio Delfino), Serra do Ramalho (G. Amadores da Arte), Paratinga (Cia. Giral), Riacho de Santana (A Trupe) e Bom Jesus da Lapa (G. Retórica Desnuda), Bacia do Rio Corrente    -Barreiras (Cia. Teatrando), São Desiderio (Cia. Trakinus), Irecê - Xique-Xique (Cia. Ribeira Arte). Estes são todos os grupos que nestes três anos de existência somam força com a REDE e participam de forma direta das atividades envolvendo formação e difusão no Oeste da Bahia.

bottom of page