I ENCONTRO DE TEATRO AMADOR DO VELHO CHICO
No sábado de 25 de Janeiro de 2014, foi realizado na cidade de Ibotirama Bahia o I Encontro de Teatro Amador do Território Velho Chico. O evento contou com a participação de representantes de grupos de teatro de diversas cidades do território Velho Chico, Irecê e Bacia do Rio Grande envolvendo as cidades da região Oeste da Bahia, Oliveira dos Brejinhos, Morpará, Serra do Ramalho, Carinhanha, Riacho de Santana, Muquem de São Francisco, Paratinga, Brotas de Macaúbas, além de representantes de grupos de teatro de Xique-Xique e Barreiras que foram convidados para participar.
A programação começou no sábado (25/01) às 14 horas, no auditório do CDL (Câmara de Dirigentes e Logísticas de Ibotirama) e teve as participações de Gilberto Morais, coordenador e produtor cultural, Isabel de Jesus representante da Fundifran que abordou sobre o Projeto Fortalecimento da Rede de Cooperação Cultural do Território Velho Chico, pois será executado pela entidade durante o ano de 2014. A programação deu seguimento com Secretário de Cultura de Ibotirama, Reginaldo Pereira, realizando uma palestra sobre a elaboração de projetos culturais, em seguida Workshop com o diretor do Teatro Popular de Ilhéus, Romualdo Lisboa que fez uma valiosa e importante apresentação, demonstrando as estratégias de sustentabilidade e manutenção do TPI, que hoje é um dos maiores e mais bem estruturado grupo de teatro da Bahia. O dia de sábado encerrou com a belíssima apresentação teatral do espetáculo da Jarô Produções "Gonzaga da Nascente a Foz", do grupo de Teatro da cidade de Paulo Afonso, que está em turnê pelas cidades ribeirinhas.
Foram mais de 50 representantes de grupos de teatro junto com coordenadores, dirigentes e Secretários municipais de Educação e Cultura. Componentes de grupos de teatro atores, diretores e produtores teatrais, onde foi escolhido dois representantes do teatro para o GT de Cultura para participar do Comitê de Desenvolvimento Territorial do Velho Chico.
No domingo as atividades continuaram no auditório do Colégio CETEP Velho Chico, numa mesa redonda com representantes dos grupos de teatro que preparam um documento como plano anual para o teatro do território e uma CARTA ABERTA sobre a REDE. O encontro abre possibilidades visibilizando o teatro no Oeste do estado da Bahia. Assim capacitando os agentes e atores das artes cênicas, além de fomentar o intercâmbio teatral, fortalecer a rede de teatro no território Velho Chico. Para além de tudo isso, fica a forte determinação de continuidade das atividades do evento em outros municípios.
As atividades encerram ao meio dia de domingo, com uma intervenção preparação corporal do professor e bailarino Jurandir Myranda. A realização do evento foi da REDE de Teatro do Território Velho Chico e da Secretaria de Cultura de Ibotirama, com o apoio das demais prefeituras de Serra do Ramalho, Prefeitura de Brotas de Macaúbas e de Morpará.