A " Cia ContraCapa" foi fundada em meados de julho de 2014, depois de muitas conversas entre a atriz Bruna Carvalho e o diretor Nando Dias que há anos buscava um casal de atores para montar o espetáculo, "Arlequim e Colombina", da autora Gabriella Slovick. Logo o ator Guilherme Bipolare e a maquiadora e gurinista local, Tally Gaia, também uniram-se ao grupo, apaixonados pelo texto. Ambos os artistas já trabalhavam com teatro na cidade de Caetité e passaram pelo "CURSO DE CAPACITAÇÃO DE AGENTES CULTURAIS NA ÁREA TEATRAL" realizado pela Casa
Anísio Teixeira em parceria com a Renova Energia, além de ocinas de iniciação de Clown com João Lima e Diana Ramos, através do PROJETO SERTÃO PALHAÇO, contemplado pelo edital da SecultBA em 2013.
O objetivo inicial da Cia, era montar espetáculos com os quais pudessem realizar intervenções artísticas em qualquer espaço, chegando, instalando-se e retirando-se rapidamente, pegando o público totalmente de surpresa. Com o perpassar das apresentações o objetivo mudou, graças a abordagem contida nas entrelinhas do texto: A violência física e psicológica contra a mulher. Aos poucos, o Grupo foi buscando estudar a temática e elevou o espetáculo ao formato de bate-papo, uma maneira extraordinária de unir arte e educação.
Em 2016, a Cia ContraCapa dá um grande salto, adentra a REDE DE TEATRO DO VELHO CHICO, após apresentar o espetáculo "Arlequim e Colombina" na II Mostra de Teatro, realizada pela Rede em Bom Jesus da Lapa, forticando o trabalho do grupo e traçando novas metas, além de começar a fazer parte do “Núcleo de Teatro da Casa Anísio Teixeira” em Caetité-BA e no ano de 2017 inicia a disseminação de ocinas em nome do Grupo, do núcleo e da Rede, anal : "O ESPETÁCULO NÃO PODE PARAR!".