ENTREVISTA com Thiago Azevedo dos Santos da Cia. de Teatro Imagem e Ação de Caetité/Bahia.
1 – VOCÊ JÁ CONHECIA O PROJETO MOSTRA DE TEATRO DO VELHO CHICO DA REDE E SEUS PRODUTORES?
Sim, passei a ter conhecimento da Mostra quando foi realizada em Bom Jesus da Lapa, em sua segunda edição em 2016. Três grupos de minha cidade tiveram a oportunidade de apresentar seus espetáculos e assim, pudemos nos aproximar e fazer parte da rede.
2 – COMO OCORREU O PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DE TEATRO NESSA III MOSTRA DE TEATRO DO VELHO CHICO?
Após o termino da II Mostra em Bom Jesus da Lapa, foi decidido que a III Mostra aconteceria em Caetité, em 2017. Nosso grupo, Cia de teatro Imagem e Ação, ficamos muito felizes com a notícia pois, na II Mostra, não estávamos tão bem estruturados para a participação do mesmo e, com pelo menos um ano para poder produzir um novo espetáculo para a Mostra que aconteceria em nossa cidade, recebemos o convite para nos ingressar na Rede e assim, podermos participar da III Mostra em nossa cidade.
3 – SOBRE UM ASPECTO GERAL, O QUE VOCÊ PODERIA NOS FALAR SOBRE O PROJETO, AS OFICINAS E O FECHAMENTO.
O projeto é espetacular, pois faz com que os grupos se interajam e assim, os eventos ficam mais fáceis de serem organizados, planejados e executados. As oficinas são de grande valia, pois os grupos geralmente não possuem tal recurso para poderem custear oficinas para seus integrantes, e a troca de conhecimento realizada durante as oficinas fazem com que todos adquiram novos conhecimentos. O fechamento da Mostra nos traz a certeza de que o trabalho não vai parar, pois o laço que foi feito entre os grupos será para gerações desfrutarem de teatro e assim, fazermos com que as pessoas se interessem ainda mais pela arte.
4 – QUAL O APRENDIZADO QUE O PROJETO DEIXOU NA SUA VISÃO?
O aprendizado em minha opinião, todos levaram dessa Mostra é de que juntos, podemos fazer com que a Arte seja levada a sério e que as pessoas poderão ter a oportunidade de poder contribuir com Ela, como expectador ou como atuante. Nosso papel é muito importante para que a Arte não acabe e que possamos viver dela ainda mais em nosso dia-a-dia.
5 – FALANDO UM POUCO SOBRE VOCÊ, ALÉM DO GRUPO DE TEATRO NA QUAL VOCÊ FAZ PARTE DA DIREÇÃO, EM 2013 A REDE DE TEATRO DO VELHO CHICO COMEÇOU AS ATIVIDADES, FALE SOBRE ESSA APROXIMAÇÃO, NOS FALE UM POUCO MAIS DOS PROJETOS NOS QUAIS TEM ATUADO E SE ALGUNS DOS PROJETOS NO QUAL ESTÁ ENVOLVIDO.
Faço teatro oficialmente a 4 anos, quando me inscrevi para participar do II Fest Casa, projeto realizado junto a Casa Anísio Teixeira, com parceria da Renova Energia, do projeto Cata-Vento. Após o termino do curso, reuni com alguns amigos que também participaram do curso e fundamos a Cia de Teatro Imagem e Ação, em 05 de abril de 2014 e de lá pra cá, produzimos 3 espetáculos, sendo O Tipo Brasileiro, O Reizinho Mandão e mais recentemente, Beijos, Amiga!; e algumas esquetes que apresentamos em eventos na cidade.
Conheci projeto da Mostra do Velho Chico através das redes onde, na II Mostra, grupos de Caetité tiveram a oportunidade de participar e, tal trabalho tão reconhecido, que foi lançado que a III Mostra seria realizada em nossa cidade em 2017. Assim, como grupo núcleo da Casa Anísio Teixeira, podemos ter a oportunidade de mostrar nossos trabalhos e nos ingressar na Rede, podendo assim, apresentar na III Mostra.
6 – ALGUM DOS PROJETOS EM QUE JÁ TRABALHOU SE ASSEMELHA AO PROJETO III MOSTRA DE TEATRO DO VELHO CHICO?
Não, fazíamos apenas apresentações avulsas e não havíamos tido a oportunidade de nos inscrever em algum projeto.
7 – PARA FINALIZAR, COMO VOCÊ AVALIA A PARTICIPAÇÃO DA SUA CIDADE JUNTO AO PROJETO? A PARTICIPAÇÃO DO GRUPO DE TEATRO E DEMAIS ENVOLVIDOS?
Caetité recebeu muito bem a III Mostra do Velho Chico, muito prazeroso ver as pessoas nos elogiando pelos trabalhos locais, pelas apresentações dos parceiros de outras cidades, pelo envolvimento de todos em fazer o melhor. Nosso grupo pode perceber que temos muito a evoluir em vários aspectos, pois tanto conhecimento mostrado e dividido entre vários grupos presentes, nos fez perceber que o trabalho não pode parar e que temos sempre que nos aperfeiçoar, para assim, mostrarmos um trabalho de qualidade para todos ali presentes.
O público de Caetité está de parabéns, pois em apresentações que realizávamos no espaço da Casa, não teve uma quantidade de pessoas tão grande quanto na Mostra. Assim que divulgados os espetáculos, os ingressos se esgotaram rapidamente e as apresentações sempre com um ótimo público, fazendo com que a produção se desdobrasse para arrumar mais acentos para aqueles que não conseguiram adquirir seus ingressos a tempo.
Resumindo: III Mostra de teatro do Velho Chico foi um show de Arte e diversidade de apresentações para todos os gostos, nos dando uma responsabilidade ainda maior para a IV Mostra, que será realizada em duas cidades do oeste da Bahia, Barreiras e São Desiderio.