AS EXPERIÊNCIAS DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO REALIZADAS NA III MOSTRA DE TEATRO DO VELHO CHICO
A Atriz Vania Nogueira especializada em gestão cultura, relatou sobre a experiência na Oficina "mecanismos de fomento e prestação de contas" ministrada por Cléber Eduão Ferreira;
"A oficina sobre mecanismos de fomento e prestação de contas, ministrado por Cléber Eduão, iniciou com um apanhado geral sobre as políticas culturais de outrora até os dias atuais. Em seguida foram apresentados os principais mecanismos de fomento oferecido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A oficina manteve seu foco em dois mecanismos, Fundo de Cultura da Bahia (FCBA) e o Fazcultura, os quais foram apresentados de forma detalhada, estruturação, clara e objetiva, esclarecendo todos os pontos da prestação de contas de projetos culturais aprovados nestes mecanismos. O conhecimento adquirido durante a oficina facilitará a elabora e execução de vários projetos, não somente baseados nestes mecanismos já citados, mas sim em todo e qualquer mecanismo de fomento".
O Ator Jardel Lobo do Grupo Art'Manha fala sobre sua experiência na “Oficina Dramaturgia a Cena” ministrada por Romualdo Lisboa do Teatro Popular Ilhéus
"Na oficina de Romualdo ele me fez ter uma visão diferente. Onde os atores não precisam esconder do público o q está acontecendo, deixando bem claro a platéia q aquilo é o ator fazendo um personagem e não outro ser completamente diferente. Fazendo com que o público compreenda um pouco mais do Teatro".
O Ator Luciano Lima do Grupo Offcena X de Ibotirama, falou sobre a experiência na Oficina "O ponto G da Atuação" com Ruth Guimarães.
"Bem a III MOSTRA DE TEATRO DO VELHO CHICO foi muito importante para me, que me lembro, nunca participei de algo dessa magnitude, aprendi muito na oficina “ Ponto G da Atuação” com Ruth Guimarães, ela abordou como as particularidades que ator sente em cada momento que envolve o prazer em fazer o teatro, encontrar o ponto “G” ou seja você ou Eu, encontrando o desejo de fazer teatro a todo momento na vida e no palco, em fim... foram várias apresentações teatrais que fizeram com que eu aprendesse um pouco mais e vendo que ainda tenho muito a aprender. E é esse o foco do trabalho do ator, render cada vez mais em sua atuação. Parabéns aos organizadores desse evento e a todos os grupos de teatro que por ali apresentaram seus trabalhos cênicos"
O Poeta e Ator Rique Silva de Guanambi, falou sobre sua experiência na Oficina com Ruth.
"Sobre o ponto G do atuar, do oficina, carregarei em meu carpinejar, que o ponto de partida para qualquer ato é a sinceridade; É o tornar-se dispensável , no sentido de Semear, plantar, colher multiplicadores, para alcançar a mira e assim, compartilhando ,poder caminhar livre, para multiplicar em outro lugar, deixando-os para que possam continuar esse ofício aqui, enquanto voo por outras cercanias: O fato é formar multiplicadores para que se multipliquem os saberes..."
TALLYA GAIA da Trupe Dobradores de Arte falou Sobre a Oficina “Da Música à Cena” ministrada por Jarbas Bittencourt.
"No último dia 30/03, a III Mostra de Teatro do Velho Chico, proporcionou uma rica vivência aos participantes da oficina Música de cena, com Jarbas Bittencourt. Esse premiado diretor musical baiano, compartilhou suas experiências na área e evidenciou a música como um elemento essencial e que agrega muito valor artístico a encenação. Exemplificou como a música pode ser um casamento cênico perfeito ou conturbado. E durante 8 horas de oficina tivemos vivências práticas, que propiciaram a lapidação dos nossos sentidos e a percepção das sutilezas e fortalezas desse elemento, que proporciona uma magia singular ao espetáculo. Foi uma oficina maravilhosa e que mudou muitos conceitos que como deve ser feita a inserção da música na cena teatral."
Relato do Ator GIBA MELO do Grupo Art'Manha de Caetité falou Sobre a Oficina “Da Música à Cena” ministrada por Jarbas Bittencourt.
"A oficina de Jarbas Bitencourt é um exercício de amplificação dos sentidos auditivos e sensibilidade artística. Onde podemos perceber que a emissão de sons em diferentes locais do cenário, pode transformar as percepções da plateia. Trazendo maior realismo a cena ou estimulando o sentimento de estranheza no público gerando consequentemente a maior imersão na estória emulada, proporcionando acesso a reminiscências e os marcando de forma indelével".
O Ator Lucivan do Grupo Art'manha, falou a sobre a experiência na III Mostra de Teatro
"Minha experiência com a III Mostra foi maravilhosa!!Cansativa, porém espetacular! Conhecer pessoas novas, adquirir conhecimento, observar o talento de tantas pessoas e de tão perto, foi surreal pra mim. É incrível o que a Mostra me proporcionou, foram 5 dias muito bem vividos. Eu como Caetitense fico honrado de ter recebido um projeto como este em minha cidade".
Tally Gaia da Trupe Dobradores de Arte falou Sobre a Palestra e Oficina "Redes Colaborativas um Olhar Necessário" ministrada por Vania Nogueira.
"A oficina e Palestra Rede colaborativa ministrada por Vânia Nogueira na III Mostra de Teatro do Velho Chico em Caetité, trouxe uma discussão extremamente relevante para o caminhar da Rede de Teatro do Velho Chico. Foram discutidos os fundamentos para que nossa Rede amplie suas ações, no intuito de disseminar pelo maior número de cidades dos territórios que a compõe, nossas ações teatrais, tornando nossas práticas interativas, interligadas e promovendo o constante intercâmbio entre os grupos e a formação de plateia. Pensar e trabalhar em rede é um passo importante para a promoção e o fortalecimento das nossas práticas teatrais"
A Atriz e diretora Daniela Pereira da Cia. de Teatro Trakinus de São Desidério, falou Sobre a experiência na Oficina "Expressão para a Cena teatral a partir de jogos de improvisação" com Adriana Amorim, foi maravilhosa!
"Vivenciamos momentos de exploração do potencial de cada ator participante, através dos jogos de improviso, que aprimorou a nossa capacidade de expressão, comunicação com os conceitos da linguagem teatral, jogos de criação de cenas e improvisação dirigida. Assim contribuiu para desenvolvermos a criatividade e a auto expressão".
A Atriz e Diretora Sydna Oliveira da Cia na Carona, falou sobre a experiência na III Mostra
"Falar sobre o quanto foi importante a III MOSTRA para me é um compromisso do fazer teatral, contribuir um pouco com minhas palavras. Foi simplesmente enriquecedor, ver os grupos de Teatro que tiveram oportunidade de participar de todas atividades, além da oportunidade e valor cultural advindo da diversidade proporcionada neste projeto. Por uma visão crítica sobre os trabalhos, realizados pela minha cia, posso perceber gora e apurá-los a afina-Los para que se chegue ao público e em geral um espetáculo mais seguro, revigorado e com qualidade.